Cenário Covid-19 | O que é melhor: reconhecimento via tribunal ou via administrativa?

O clima de incerteza gerado pela Covid-19 ainda paira no ar. Apesar dos avanços da vacinação no Brasil, os turistas ainda não são bem-vindos em todos os países. Há ainda aqueles que divergem sobre a liberação da entrada de quem se vacinou com a Coronavac. Apesar da Itália não ter se pronunciado sobre o assunto, diante do impasse, quem deseja obter a cidadania italiana fica em alerta.

 

Por que não é tão simples?

A preocupação fica por conta da dúvida entre o reconhecimento da cidadania italiana via tribunal ou via administrativa. Cada processo tem suas particularidades, mas você sabe o que mais vale a pena nesse momento? Vamos listar os motivos e deixar que você possa optar.

Tentando se recuperar dos prejuízos econômicos sofridos pelo lockdown e paralisação das atividades, o custo de vida na Itália encareceu. Sim, os italianos têm sofrido com um alto custo de vida, incluindo os itens básicos e de rotina. Muitos tiveram que se adaptar à nova condição. Os turistas dariam um impulso à economia, porém, as restrições ainda são realidade, especialmente com a variante Delta assustando a todos.

 

O que fazer?

Muitos daqueles que buscam o reconhecimento à cidadania italiana cogitam a ida até o país, alguns planejam a viagem com anos de antecedência e contam os segundos para viver essa experiência. Esse deslocamento é parte do processo via administrativo, mas ele só pode ser cogitado quando envolver apenas procedimentos burocráticos sem impedimentos legais que precisam de solução no tribunal.

 

Considerando o alto custo de permanecer na Itália pelo tempo necessário para obtenção da cidadania, muitas pessoas estão seguindo o caminho do reconhecimento via tribunal ou judicial. Isso implica em não viajar até à Itália, pelo menos por enquanto. Pode não ser o que você esperava, mas é o que traz mais segurança no momento em que estamos vivendo.

 

O que é essencial em qualquer processo é o profissionalismo ao contratar uma assessoria especializada, visto que qualquer erro na documentação causa um transtorno. A Stelle recomenda que você se prepare para uma viagem em breve para a Itália, mas ainda não precisa fazer as malas: o ideal ainda é aguardar um pouco mais e se concentrar na obtenção da cidadania italiana via tribunal.

 

Conheça a nossa equipe formada por profissionais devidamente preparados, qualificados e treinados para oferecer o melhor atendimento e viabilizar seu sonho!