4 mitos sobre a cidadania italiana

Mitos, lendas e, mais recentemente, as fake news, povoam o imaginário de todos, mas contra as informações que são disseminadas pela internet e pelo boca a boca, estão os fatos. Quando falamos sobre cidadania italiana, não poderia ser diferente. Vamos aos mitos mais comuns sobre cidadania italiana?

 

1 – Ao obter a cidadania italiana, devo abrir mão da cidadania brasileira.

Jamais! Esse mito é um dos que mais assustam os brasileiros que buscam informações relacionadas à obtenção da cidadania italiana. O que acontece é que algumas pessoas optam por entrar com um processo para manter apenas a cidadania italiana. De todo modo, não é algo automático, porque a lei brasileira assegura seu direito. Por que abrir mão de uma cidadania se você pode ter as duas?

 

2 – Só posso ser um cidadão italiano se constar o sobrenome que transmite a cidadania.

Claro que não. Isso não é obrigatório, afinal, o processo se concentra na confirmação da consanguinidade e não no fato de ter (ou não) o mesmo sobrenome. Consulte aqui uma lista com os sobrenomes italianos mais comuns!

Além disso, nem sempre é necessário corrigir o sobrenome do antepassado: apenas em casos em que ele ficou irreconhecível. Casos em que os sobrenomes foram abrasileirados são comuns.

Aliás, outro fato comumente disseminado é que o reconhecimento da cidadania por descendência não pode ser feito pulando gerações. Caso sua mãe ou seu pai não tenham a cidadania reconhecida, você pode obter.

 

3 – O reconhecimento deve ser feito na comune do antepassado.

Mentira. O processo de reconhecimento de cidadania italiana pode ser feito em uma comune mais afastada e, consequentemente, que envolva custos mais baratos. Por outro lado, é indispensável localizar e solicitar a certidão de nascimento do antepassado na comune de origem, ok?

 

4 – Existe um limite de gerações para transmitir a cidadania italiana.

Seja você neto, bisneto ou trineto de um italiano e tem o objetivo de obter a cidadania italiana, saiba que é seu direito. Sendo assim, é um mito que há limite para transmitir a cidadania italiana.

 

*Mito bônus: cidadania italiana não compensa.

Esse tópico nem mereceria destaque em nosso artigo, mas é fundamental esclarecer que todo sonho merece ser realizado, por isso, contar com uma assessoria especializada no assunto faz toda a diferença. A cidadania italiana compensa e muito, pois ela abre portas para um novo mundo! Vá atrás dessa conquista.

 

A Stelle possui uma equipe que torna o processo de reconhecimento de cidadania italiana possível. Entre em contato hoje mesmo e, em breve, você estará com seu passaporte em mãos!