A verdade é uma só: quem deseja conquistar a cidadania italiana sabe que este não é um caminho fácil. A vontade de garantir um futuro melhor residindo em um país europeu, refazer os laços familiares, ter vantagens como estudante em universidades, poder trabalhar como cidadão regularizado, ou viajar como turista sem empecilhos leva indivíduos a se interessarem pelo tema, por isso a cidadania italiana nunca esteve tão em alta!
Mas, sem orientação especializada em meio a tantos documentos e detalhes, muitos desistem. Bom, se você está decidido a tornar-se cidadão italiano precisa conhecer as diferenças entre as formas de obtenção da cidadania italiana e optar pela mais vantajosa.
Seja pelo processo judicial ou administrativo, é possível adquirir a cidadania desde que o requerente possua uma ascendência italiana, mas há algumas particularidades que influenciam em sua decisão.
A seguir, vamos conhecer quais são as mais importantes.
Cidadania italiana via Administrativa na Itália
Um dos caminhos a ser seguidos, e seja qual for o escolhido por você, reforçamos a importância de atentar-se à reunião das provas documentais, sem erros de grafia e datas corretas, o que evita a dor de cabeça com inconsistências.
O processo deve ser feito junto ao Comune (para entender melhor sobre as Comunes, clique aqui) de residência. Sobre os valores, além da montagem do processo e emissão do passaporte, é necessário calcular os custos com passagem aérea, hospedagem, assessor e outras taxas.
O principal benefício? O tempo! Em até 3 meses você está com o seu passaporte italiano em mãos. Muitas pessoas também preferem optar pela via Administrativa para poder conhecer melhor a cultura e o país da Itália, podendo ser uma experiência internacional super agradável.
A desvantagem está em relação ao antenato italiano, uma vez que, se o sangue italiano for via materna, a administrativa não é uma opção viável.
Cidadania italiana via Judicial/Tribunal no Brasil
Boa parte dos requerentes conquistam a Cidadania Italiana via administrativa, uma vez que ela possui as seguintes vantagens:
- Você não precisar sair do seu país (Brasil) para obter o tão sonhado passaporte italiano
- O investimento é menor quando comparado à via administrativa.
- Toda a família pode solicitar a cidadania italiana em um único processo, o que reduz custos.
Quem for escolher essa opção para garantir sua dupla cidadania, deverá levar em consideração o maior tempo de espera: enquanto a via administrativa garante seu passaporte em até 3 meses, a Judicial (ou via tribunal) leva cerca de 12 a 36 meses.
Sabendo de todos esses pontos, só você pode definir o que é mais conveniente considerando o investimento financeiro e o tempo que está disposto a aguardar para obter a tão sonhada cidadania italiana.
Em anos de experiência, não medimos esforços desde a pesquisa e toda a preparação documental em tempo recorde. Esta etapa é fundamental para o sucesso na obtenção da cidadania italiana, já que qualquer erro pode criar obstáculos que prejudicam todo o processo!
Seja o próximo cidadão italiano com a 🇮🇹Stelle Cidadania Italiana🇮🇹.
Metadescription:
Ao começar sua pesquisa sobre cidadania italiana você vai se deparar com essa questão. Faça a escolha certa conhecendo todos os detalhes sobre o processo.