Visto de estudo na Itália: como conseguir?

Aperfeiçoar seus conhecimentos e estudar em outro país, mais especificamente na Itália, está em seus planos? Esta é uma grande decisão e, para que tudo saia como esperado, fique atento à burocracia em relação ao visto de estudante. Veja quais são os documentos necessários e quais são os tipos de cursos disponíveis para que você consiga um visto de estudo na Itália.

Cidadania italiana e o visto de estudo

Começamos nosso material com uma boa notícia: quando o aluno possui cidadania italiana, não necessita de um visto de estudo. Essa é somente uma das vantagens de possuir a cidadania italiana.

 

Outro ponto importante é: quem se matricula em um curso que dura menos de 3 meses está isento de visto. Se o curso tiver duração superior a 90 dias, o visto de estudante é obrigatório.

 

Para quem não possui a cidadania italiana, mas deseja ser um estudante na Itália por um tempo mais prolongado que exige o visto, é indispensável apresentar um documento que comprove a matrícula ou pré-matrícula no curso escolhido. Também são solicitados comprovante de hospedagem, passaporte válido, seguro-saúde, foto (em formato italiano: 3,5×4,5cm) e outros.

 

A lista de documentos não para por aí e também é necessário comprovar financeiramente suas possibilidades de estudar no país. Inclua holerite, extrato bancário, carteira de trabalho, declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, entre outros. Aliás, você sabe quanto custa viver na Itália? Leia aqui.

 

É, tirar o visto para estudar na Itália é algo que deve ser planejado com antecedência, assim como a escolha do curso.

 

Tipos de visto para estudo

Confira quais são as possibilidades de visto para estudo na Itália:

 

Studio (Estudos)

Este visto, específico para quem vai cursar uma graduação ou mestrado na Itália, é renovável anualmente e dura exatamente o número de anos do curso.

 

Corso singolo universitario (Curso universitário único)

Já nesta categoria, o estudante pode frequentar uma ou mais matérias nas universidades públicas italianas. É uma boa possibilidade para quem deseja se atualizar. O aluno deve frequentar as aulas e passar nas provas.

 

Formazione professionale (Formação profissional)

Similar ao nosso curso profissionalizante, também conhecido como curso técnico. O estudante deve apresentar o formulário de inscrição do curso que não seja superior a 24 meses.

 

Immatricolazione università (Matrícula universitária)

Esta modalidade é indicada para quem precisa passar em um vestibular para ingressar na faculdade, ou seja, exclusivo para o período das provas de admissão. É válido por 365 dias e renovável, caso o aluno passe no vestibular.

 

Post-laurea (Pós-graduação)

Visto concedido para quem almeja cursar uma pós-graduação, MBA, Doutorado, Especialização, Aperfeiçoamento, entre outros.

 

Programma di scambio e mobilità (Intercâmbio)

O visto para um estudante intercambista dura o período especificado na carta de aceite da universidade italiana escolhida.

 

Tirocinio (estágio)

Para estagiar na Itália enquanto estiver matriculado em uma universidade brasileira, é necessário apresentar a carta de aceite do estágio.

 

Ao conquistar seu visto de estudante, na Itália você deve requisitar o Permesso di soggiorno per motivo di studio, documento que autoriza sua estadia no país, de acordo com o visto. É claro que cada modalidade de visto exige uma série de documentos, mas a Stelle orienta todo o trâmite para que você realize o sonho de estudar na Itália.

 

Fale com nossa equipe, tire suas dúvidas e descubra todos os benefícios em ser um cidadão italiano.