Se você é daquelas pessoas que gostam de colocar tudo na ponta do lápis, salvar todos os custos e investimentos em uma planilha ou deixar todos os cálculos registrados em algum aplicativo no celular, viver em outro país pode assustar, pois exige um grande planejamento. A ✨Stelle✨ sabe como te preparar para cada etapa dessa experiência, por isso, traz nesse blogpost dicas valiosas sobre o custo de vida na Itália.
Para começar, você precisa saber que, comparada a outros países europeus, a Itália tem um custo de vida médio. É claro que algumas cidades como Milão são mais caras, mas no geral, é possível comer bem e ter uma vida com equilíbrio sem esgotar suas economias.
Qual o custo da moradia na Itália?
Como em diversos locais, casas e quartos localizados em regiões centrais têm um valor mais alto. Estudantes costumam dividir quartos para economizar no custo de moradia. Uma casa nesse estilo compartilhado pode custar aproximadamente 200 euros por mês. Se as casas forem com um ou mais quartos, o preço sobe para mais ou menos 500 euros por mês. Analise com critério a localização, pois os custos por transporte são o próximo item que merece nossa atenção.
Os meios de transporte na Itália são caros?
Se andar de ônibus não é um problema para você, por 1,50 euro por trajeto é possível transitar dentro da cidade. Para cidades vizinhas, a média do custo é de 3 euros. Trem também é uma opção a ser considerada, pois é ligeiramente mais atrativo. Por um pequeno valor você pode realizar pequenas viagens intermunicipais.
Estudantes podem adquirir passes por preços diferenciados, com desconto. O combustível se torna uma alternativa mais cara, por isso o transporte público na Itália é mais viável do que ter seu próprio veículo.
Alimentação na Itália: qual o valor?
Sim, é possível obter alimentos acessíveis para uma dieta variada. Massas costumam estar no topo dos alimentos com bom custo benefício na Itália. Nhoques, raviolis e tortellinis podem ser apreciados quase sem moderação no bolso.
Frutas, legumes e verduras de estação podem ser comprados por valores bem mais baixos do que as carnes. Para economizar, muitos italianos congelam alimentos da estação para manter o consumo em outras épocas do ano. Opte pelas compras em supermercados e pesquise bastante em busca das promoções.
Esporadicamente é claro que você sentirá vontade de ir a restaurantes, mas cuidado: o custo aumenta. Faça os cálculos antes de esbanjar nos locais mais requintados. Ah, não perca a oportunidade de investir em vinhos.
Como é a qualidade do ensino na Itália?
O ensino gratuito é de qualidade. Nas escolas de ensino integral, os pais realizam uma contribuição mensal de apenas alguns euros para custear a alimentação dos alunos, mas as escolas particulares são opções apenas para aqueles que possuem dificuldades no aprendizado.
No ensino superior, temos universidades públicas e privadas nas quais estudantes que não possuem condições de pagar podem solicitar bolsa de estudo. Acomodações e refeições nos campus também possibilitam que alunos com rendas mais limitadas possam ter acesso ao ensino de qualidade.
Confira os custos da saúde na Itália
Seja um cidadão italiano ou um residente com visto de permanência, cartão de cadastro no sistema público de saúde do país concede o benefício de possuir um médico de família na comune em que o residente vive. As consultas com o clínico geral são gratuitas e somente as consultas com especialistas é que são pagas.
Os medicamentos exigem receita médica e possuem um valor muito mais baixo do que no Brasil. Mesmo os visitantes do Brasil que chegam à Itália são beneficiados por um acordo internacional que possibilita o atendimento público de saúde de forma gratuita.
Em resumo, viver na Itália é recompensador, seja pela qualidade de vida, paisagens e gastronomia, além da cultura, mas quem visa uma economia na experiência de viver na Itália, deve escolher regiões mais ao sul. E aí, o que mais te chamou a atenção sobre o custo de vida na Itália? Compartilhe conosco e esclareça todas as suas dúvidas antes de embarcar nessa experiência inesquecível.