Fazer intercâmbio é uma oportunidade incrível para conhecer outros países, culturas diferentes, fazer amizades, se aperfeiçoar no idioma local e, é claro, curtir muito. O hábito deixou de ser exclusivo para adolescentes e não tem mais idade: quem é mais maduro também se aventura pelo mundo e descobre realidades fascinantes com paisagens de tirar o fôlego. Para lazer, estudo (seja em escolas de idiomas ou universidades) ou trabalho, o intercâmbio na Itália é uma opção a ser considerada. Saiba quais são os motivos.
Por que escolher a Itália em um intercâmbio?
A Itália é um dos cinco países mais visitados do mundo e estar no top 5 dessa lista traz muitas vantagens a você, intercambista. A possibilidade de interagir com pessoas de diversos países é enorme! Para quem cursa ou deseja se aperfeiçoar nas áreas de design, moda, artes, arquitetura ou direito, a Itália é o lugar ideal.
Com diversos pontos reconhecidos pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, você pode mergulhar numa mistura de passado e futuro, traçando roteiros que estejam dentro das suas expectativas. Seja em Roma, Florença, Milão ou outras cidades, opções não vão faltar, nós garantimos!
Além de encher nossos olhos, a Itália dá água na boca. Ninguém tem qualquer dúvida, mas provar in loco pastas e pizzas tem um sabor todo especial. La cucina è deliziosa.
Quero fazer intercâmbio na Itália
Bom, para fazer um intercâmbio de estudos na Itália, é necessário solicitar um visto caso planeje ficar por mais de 90 dias no país e não possua cidadania europeia (é bem mais fácil se você já for um cidadão europeu – aqui na Stelle Cidadania Italiana temos diversos clientes beneficiados por essa questão).
De maneira resumida, reúna os documentos necessários e se dirija a um dos consulados italianos no Brasil. Apesar de simples, o processo pode ser demorado. Recomendamos que realize este procedimento com antecedência para evitar dor de cabeça, assim você pode seguir com o sonho de fazer intercâmbio na Itália.
Entre os documentos necessários estão formulário de pedido de visto de entrada; declaração de hospitalidade e/ou reserva de hotel na Itália; seguro de saúde; inscrição em curso no país etc.
Outro documento que não pode ser esquecido é o comprovante de meios de sustento enquanto estiver estudando em terras italianas. Uma das vantagens em ter a cidadania italiana é a possibilidade de trabalhar enquanto realiza seu intercâmbio.
E se eu não quiser mais ir embora?
Isso acontece com muitos intercambistas! A vontade de ficar no país em que escolheram para lazer, estudo e/ou trabalho é muito grande. Alguns até encontram a alma gêmea em uma viagem e constituem uma família. Já pensou? Em posse da cidadania italiana, você fica livre para se manter na Itália ou transitar por países europeus. É irresistível.
Não espere mais para realizar um sonho. Tire os projetos da gaveta e comece agora mesmo a planejar seu intercâmbio na Itália com a assessoria completa da Stelle Cidadania Italiana.