Se você está em busca da cidadania italiana, o processo te fará mergulhar cada vez mais em suas raízes. Serão histórias, lugares e nomes que talvez você nunca tenha ouvido, mas que te farão querer conhecer a terra dos antepassados italianos e buscar suas origens, além de obter a dupla cidadania. Neste conteúdo, vamos entrar neste túnel do tempo para explorar a herança italiana e como ela influencia nossa cultura até os dias atuais.
Viagem da Itália ao Brasil
Vindos, em sua maioria, de vilarejos e povoados da Itália, os trabalhadores italianos chegaram ao Brasil em grande número de navios. Eles trouxeram na bagagem suas tradições que nos influenciam até hoje, além da esperança de viver em um país com oportunidades.
Deixando muitos parentes para trás, chegaram prontos para contribuir com sua força de trabalho em áreas como agricultura, comércio, construção civil e outros setores da economia.
Já em seu tempo livre, a prioridade era reunir a família, cantar, dançar e, é claro, apreciar o melhor da culinária italiana. Assim, a pizza, a lasanha, a polenta e outros pratos típicos conquistaram o Brasil.
Diante de sua importância, o Brasil instituiu o Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro. A data marca o dia em que o Vapor “La Sofia” atracou no Brasil com as primeiras famílias vindas diretamente da Itália.
Herança italiana para o Brasil
Estimulada pelo governo italiano, a emigração era vista como uma questão de sobrevivência para as famílias. Segundo o IBGE, a estimativa é de que cerca de 7 milhões de italianos deixaram o país no período compreendido entre 1860 e 1920. Desde então, a cultura brasileira e italiana estão entrelaçadas, mostrando uma sinergia entre os povos.
Vamos a alguns tópicos que trazem curiosidades e reforçam a importância do legado italiano ao Brasil:
Gastronomia: já citamos anteriormente alguns exemplos de iguarias trazidas pelos italianos e que foram incorporadas à culinária brasileira. Impossível resistir à massa fresca, risoto e gelato que caracterizam a herança italiana em nossa mesa.
Artesanato: em busca de fontes de renda para ajudar as famílias, os primeiros italianos se concentraram em atividades de artesanato, como rendas, bordados, tecidos, couro, cerâmica, vidro, entre outros. A tradição se mantém viva.
Vinhos: como apreciavam a bebida, os italianos se especializaram na produção de vinho no Brasil. Aperfeiçoando suas técnicas e adaptando para o clima do novo país, tornaram algumas regiões, como a Serra Gaúcha, uma referência em cultivo de uva e produção de vinho. As vinícolas atraem muitos turistas, o que ajuda a movimentar a economia.
Música: não poderíamos deixar de citar o legado musical de italianos no Brasil. O acordeon, trazido pelos imigrantes, animou muitas festas e faz sucesso até hoje com os descendentes em celebrações típicas ou nas residências.
Passado, presente e futuro unidos
Se a herança italiana está em seu sangue, não perca a chance de se conectar com suas raízes e busque ainda mais se aprofundar na história dos antepassados. A ✨Stelle✨ aceita o desafio de tornar o sonho da cidadania italiana mais perto de você! Fale com nossa equipe e saiba mais.