Quando dizemos que os requisitos para obtenção da cidadania italiana mudam frequentemente e é necessário estar atento a tudo, não estamos exagerando. Especialmente durante a pandemia, muitas foram as mudanças, mas isso não é sinal para que você desista do sonho. Como garantir todos os documentos necessários, como é feita a pesquisa, como fazer contato com as comune italianas e outros pontos ainda geram muitas dúvidas nos cidadãos ítalo-descendentes residentes no Brasil que desejam conquistar o passaporte para a vida na Europa. Quer saber mais sobre como funciona a busca de documentos de uma assessoria para cidadania italiana? Contaremos tudo a partir de agora!
Quais os documentos necessários para a cidadania italiana?
Solicitar as certidões italianas dos antepassados exige tempo e muito conhecimento. Ter ao menos uma noção do local de nascimento, ano aproximado ou casamento do antenato italiano ajuda na busca das certidões na comune correta. Vale uma pesquisa com sua própria família por algo que seja útil.
Aliás, toda e qualquer informação é válida, pois a partir dela será reconstruída a história genealógica e documental do cidadão que emigrou e descendentes. Você sabia que alguns fatores críticos podem dificultar o processo para obter a cidadania italiana? Por isso é tão importante contar com uma assessoria especializada como a ✨Stelle✨.
Mas vamos voltar à pesquisa que se divide em duas questões: registros religiosos ou registros civis, junto aos comune italianos. Isso porque antes dos cartórios, as igrejas eram responsáveis pela elaboração dos documentos.
Caso o italiano tenha nascido antes de 01/01/1889, os documentos de batismo provenientes da igreja são válidos para o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Para casamento, são considerados somente os documentos elaborados antes de 21/05/1890. Os comune italianos costumam aceitar as certidões religiosas sem tanto rigor, mas é importante estar atento a isso. Os registros religiosos brasileiros são aceitos até 1889, após esta data é necessário procurar registros civis.
Posso iniciar a busca da documentação italiana por conta?
Alguns sites permitem a consulta online de informações através do ano de nascimento, nome e/ou sobrenome do italiano, cidade de origem, navio em que fez a imigração, mas mesmo que você localize alguma informação relevante em acervos e bancos de dados, não será possível gerar certidões que são consideradas para o processo de obtenção da cidadania italiana. Além disso, muitos documentos digitalizados são quase ilegíveis, mas caso esteja curioso em busca de sua origem, é possível tentar.
Para o processo, as certidões de nascimento e batismo a serem consideradas são as originais e em papel. Certidões de casamento, divórcio e óbito sempre em inteiro teor, também emitidas em papel.
A busca do registro de batismo costuma demorar um pouco mais do que aquela de nascimento, já que depende do retorno do padre da igreja na respectiva comune italiana e, depois, da Curia Vescoville para reconhecer a assinatura do padre que emitiu a certidão.
Ao contrário do que se possa imaginar, o processo de reconhecimento de cidadania italiana não precisa ser feito na comune de origem, mas é indispensável localizar e solicitar a certidão de nascimento do antepassado na comune de origem. Realizar o processo em uma comune mais afastada pode ser mais atrativo por envolver custos mais baixos.
A seguir, listamos alguns documentos do antenato necessários para obter o reconhecimento de cidadania italiana, mas não caberia tudo aqui, então você confere a lista completa neste post!
- Certidão Nascimento ou Certidão Batismo (CERTIDÃO ITALIANA)
- Certidão Casamento (CERTIDÃO ITALIANA OU BRASILEIRA)
- Certidão Óbito (CERTIDÃO BRASILEIRA)
Lembramos que somente mediante análise completa e prévia, é que poderemos confirmar se o requerente possui todos os documentos necessários e exigidos para a realização de reconhecimento. Fale com nossa equipe e inicie sua pesquisa agora!