Toda temporada tem seu charme e com o inverno não poderia ser diferente. Os destinos para as férias de inverno na Itália são diversos e para escolher um que atenda às suas expectativas, trouxemos um material completo que vai ajudar em seu roteiro.
Prepare os documentos e coloque roupas térmicas na mala para aproveitar o melhor que as férias italianas durante o inverno podem proporcionar. Vamos conhecer alguns motivos para visitar a Itália durante as férias de inverno.
Clima na Itália em janeiro
Enquanto no Brasil as férias de janeiro são quentes e chuvosas, na Itália você encontrará o frio. Ele varia entre norte e sul do país, mas para os brasileiros, a roupa certa fará a diferença para enfrentar temperaturas entre 5°C e 11°C no norte. Já no sul, o clima mediterrâneo costuma manter a temperatura na média de 15°C.
O clima não é dos mais rigorosos encontrados na Europa, mas algumas cidades contam com atrativos especiais: as montanhas cobertas de neve. Para quem aprecia esquiar, os alpes italianos são convidativos.
Aliás, as Dolomitas, no norte da Itália, localizadas nos alpes italianos na fronteira com a Áustria são classificadas como Patrimônio Mundial da UNESCO e formam paisagens de tirar o fôlego! Curiosidade: o ponto mais alto das Dolomitas é a Marmolada, com 3343 m de altitude. E aí, você teria coragem de esquiar nesse paraíso radical ou ficaria apenas admirando a paisagem?
Por que visitar a Itália nas férias de janeiro?
Mesmo com o frio, alguns motivos levam os turistas a visitar a Itália durante as férias de inverno em janeiro. E a comida é um espetáculo à parte, isso porque a gastronomia na Itália muda conforme as estações do ano.
Os clássicos como pizza e pasta sempre estarão disponíveis, mas os italianos reservam algumas surpresas para o período de inverno. Em Florença, nessa época, você encontrará o peposo (um prato feito de músculo fervido por muitas horas com tomate, cebola e pimenta). No Vale d’Aosta, a pedida é polenta e a fonduta (fondue italiano). O autêntico panetone italiano também encanta os turistas, assim como o vin brulé, uma espécie de quentão italiano para aquecer os dias frios.
Entre os motivos para escolher a Itália nesse período também está a economia. Durante a baixa temporada do inverno, os preços de passagem caem consideravelmente, o que faz brilhar os olhos dos turistas. Os hotéis e outras opções de hospedagem também ficam mais baratos de novembro a março.
Leitura recomendada: Quanto custa viver na Itália?
Com o frio, os locais turísticos se tornam ligeiramente mais acessíveis. Não espere encontrar lugares turísticos vazios, mas as filas serão bem menores do que aquelas registradas nos meses mais quentes. Um ponto de atenção ao visitante é verificar a disponibilidade das atrações e os horários também, já que no inverno algumas opções têm horários mais restritos.
Planejar é essencial para aproveitar o melhor que a Itália tem a oferecer e com uma cidadania italiana, tudo fica mais simples. Para abrir as portas da Europa e realizar um sonho, fale com a equipe Stelle que tem conhecimento sobre leis e regras específicas que tornarão sua experiência única.