Uma das formas mais fáceis de saber se você tem um antenato italiano para reconhecer a sua cidadania, é descobrindo a origem do seu sobrenome! Por conta disso, a Stelle recolheu uma lista dos principais sobrenomes italianos, será que o seu está nela? Confira:
Rossi
Galli
Gatti
Mariani
Ferrara
Santoro
Marini
Bianco
Conte
Bernardi
Ferrari
Russo
Bianchi
Romano
Ferraro
Pellegrini
Grassi
Rossetti
D’Angelo
Colombo
Mancini
Longo
Leone
Martinelli
Marchetti
Gallo
Costa
Fontana
Conti
Esposito
Ricci
De Luca
Marino
Greco
Barbieri
Lombardi
Giordano
Rinaldi
Serra
Farina
Gentile
Caruso
Morelli
Ferri
Testa
Martini
Mazza
Bruno
Rizzo
Moretti
Não encontrei meu sobrenome aí em cima, e agora? Não posso ser reconhecido italiano?
A resposta é: pode sim! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter sobrenome italiano para ser reconhecido um cidadão do país. O sobrenome é uma das pistas que te ajudam a descobrir se tem um descendente italiano na sua família, apenas. Para ser reconhecido cidadão italiano, tudo o que você precisa é ter um parente na sua árvore genealógica nascido na Itália, seja ele seu avô, mãe, bisavô, ou tatatatata-ravô – e claro, ter documentos que provem isso.
Buscando os documentos
Para ser reconhecido cidadão italiano não há limites de geração, porém, há a necessidade de recolher todos os documentos dos familiares que estão entre você e o antenato. Por exemplo: se seu bisavô por parte de pai é italiano, é preciso recolher os documentos do seu pai, avô e bisavô. Que documentos são esses? Acesse esse post para saber mais.
Essa tarefa pode parecer complicada…
Não com a ajuda da Stelle! Nós ajudamos a descomplicar todo o processo de reconhecimento de cidadania italiana, tornando-o mais rápido e prático para você! Entre em contato conosco via whatsapp para saber mais: +39 334 149 4089