Hábitos e costumes italianos que os brasileiros adquiriram

Um oceano nos separa, mas há muito mais em comum entre Brasil e Itália do que você imagina. É fato que isso nos aproxima. Duvida? Trouxemos uma lista de hábitos e costumes italianos que os brasileiros adquiriram e não abrem mão, pois já foram incorporados à cultura. Compartilhe conosco nos comentários quais deles mais te surpreendeu e qual você aplica em sua rotina.

 

A qualquer hora, no calor ou no frio, tomar muito café é um hábito exclusivamente brasileiro. Correto? Errado! Um dos hábitos mais notáveis na Itália é o alto consumo de café. Seja após o almoço, para reunir amigos em uma boa conversa em um bar, fechar um negócio ou entre um deslocamento e outro, o expresso faz sucesso em terras italianas tal qual no Brasil. Forte e curto, engolido de uma vez, a parada para o cafézinho é de lei.

Os amantes do café amaram essa informação, né? Aliás, aqui na Stelle também somos adeptos dessa cultura. Mas vamos dar sequência a outros costumes que temos em comum com a Itália.

 

O próximo hábito talvez não seja um consenso em nosso país, mas os descendentes de italianos sabem o quanto os palavrões são inevitáveis. Sim, italianos falam muito palavrão. É parte da cultura incorporar os xingamentos às frases e, quem não está acostumado, pode se assustar. Caso você conviva com descendentes diretos de italianos aqui no Brasil já deve ter notado essa tradição que no país da bota é bem comum. Bom, italianos e brasileiros são latinos, então, o jeito expansivo e caloroso é mais um ponto que nos aproxima.

 

Na Itália o futebol é uma paixão, assim como no Brasil, o que em alguns momentos reforça o hábito anterior dos palavrões, caso o time não tenha uma boa performance no campeonato. Italianos são fanáticos e possuem até uma palavra que caracteriza esses torcedores: “tifosi”, originada da doença que deixa a pessoa com febre. Ah, eles também amam “discutir”. Não é porque querem arrumar briga, mas é a forma que encontram para puxar papo e quebrar o gelo.

 

Se o gelo for quebrado e houver intimidade, assim como no Brasil, os italianos cumprimentam-se com dois beijinhos no rosto. Caso não haja qualquer brecha, o aperto de mãos pode ser uma saída diplomática.

 

Nem precisamos entrar nos detalhes da gastronomia que nos unem, certo? Pastas, pães e tantas outras delícias fazem parte de nossa rotina, seja em casa ou nas tradicionais comidas de rua. Italianos e brasileiros costumam caprichar em porções e quantidades, tudo é muito bem servido. Que sorte a nossa!

 

Para finalizar, uma fama que também temos em comum é a burocracia. Tanto a Itália quanto o Brasil possuem processos bem complexos, por isso, conte com a Stelle para facilitar a obtenção de sua cidadania italiana e evitar dor de cabeça.