Especial mulheres: conheça os benefícios da cidadania italiana

Para marcar o Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 08 de março, a Stelle traz um conteúdo produzido especialmente para elas. Sim, as mulheres são nosso foco no post de março. Se você é mulher e quer desvendar os benefícios da cidadania italiana, reserve menos de 5 minutos para esclarecer muitas dúvidas sobre o tema.

 

Dia da Mulher na Itália

Vamos começar falando pela data em si. Você sabe como é comemorado o Dia da Mulher na Itália? Seguindo uma tradição, as donnas italianas são presenteadas com um maço de flores amarelas do tipo mimosa. A flor foi escolhida por ser mais fácil de ser encontrada no campo e mais popular (barata) do que orquídeas, por exemplo. A mimosa floresce exatamente nesse período do final do inverno e início da primavera no hemisfério norte.

 

O hábito, instituído por Teresa Mattei, teve início após a Segunda Guerra Mundial para representar a resistência italiana em oposição ao fascismo. Aliás, a contribuição feminina (inclusive de brasileiras) no conflito foi fundamental, desde os bastidores até em frentes de combate.

 

Apesar da luta pelos direitos ser uma constante, é necessário celebrar as conquistas como a obtenção de direito ao voto feminino na Itália. A partir de 1946, em um referendo nacional, as italianas também puderam exercer o direito ao voto.

 

É por esse e outros motivos que valorizamos os benefícios da cidadania italiana para a mulher. O passaporte italiano confere liberdade de ir e vir, com menos burocracia e impasses entre os países europeus. Na jornada pela independência feminina, a busca pela cidadania italiana é uma crescente entre as mulheres.

 

Estudo para cidadãs italianas

Mulheres que seguem em busca de estudo nos países europeus contam com vantagens como bolsas, programas de desconto e até a possibilidade de estudo gratuito quando se tornam cidadãs italianas. Lembrando que ao possuir a cidadania italiana, não é necessário obter o visto de estudante. Sem a cidadania italiana, cursos com mais de 90 dias exigem o visto.

 

Trabalho feminino nos países europeus

Através da obtenção da cidadania italiana, você e toda sua família podem trabalhar em qualquer país da Europa de acordo com sua área de atuação sem a necessidade de visto. Lembramos que a validação de seus certificados e diplomas deve ser feita no país em que vai residir e trabalhar, ok? Outra vantagem é a possibilidade de prestar concursos e concorrer a vagas públicas. O melhor? Receber em euro.

 

Não quer trabalhar presencialmente na Europa 100% do tempo? Sem problemas. Incluir em seu currículo a dupla cidadania ítalo-brasileira confere destaque no mundo corporativo, visto que as viagens do Brasil para lá são menos burocráticas nesses casos. As empresas estão de olho nesses diferenciais.

 

Diante de tantos benefícios, não espere mais. Fale com nossa equipe para dar início ao processo de obtenção de sua cidadania italiana e, em breve, esteja desfrutando de tudo isso e muito mais.

 

A Stelle atua diariamente para que mulheres possam desbravar o mundo e ir além. Desejamos um Dia Internacional das Mulheres com muitas conquistas