Brasileiro pode trabalhar na Itália regularmente?

A Itália tem muitos atrativos turísticos, culturais e gastronômicos, além de ser um país tranquilo, com boa qualidade de vida e seguro. Mas sabemos que tudo isso tem um custo e, para arcar com eles, o trabalho é indispensável. Se você está pensando em ir para a Itália a trabalho, precisa conhecer algumas particularidades para decidir se é ou não uma boa opção. 

 

Primeiros passos para trabalhar na Itália

Planejar uma viagem dá muito trabalho! Ainda mais se você estiver de olho em um emprego em um país que não é o seu de origem, com outra língua, costumes diferentes e um mercado desconhecido. Parece impossível? Calma. Neste artigo a ✨ Stelle Cittadinanza Italiana ✨ mostra alguns caminhos. 

O passo inicial, sem dúvidas, é se legalizar e ter sua cidadania italiana em mãos. Sem uma permissão de estadia (apresentação de documentos, como: passaporte, comprovante de residência e comprovante de renda) não tem conversa. 

Para isso, você precisa de um emprego, então, coloque todo o foco em prospectar áreas de seu interesse. Mesmo em um país tão diferente do Brasil, mantenha o network em dia e um currículo atualizado, incluindo a realização de cursos gratuitos. Dessa maneira você manterá os contatos em dia e descobrirá novas áreas de atuação. Adapte-se às mudanças que estão por vir. 

 

Como os brasileiros buscam emprego na Itália? 

Para quem já está na Itália, as agências de emprego realizam a ponte entre o candidato e as vagas em diferentes regiões do país. Um brasileiro que busca uma oportunidade em empresas europeias deve manter seu currículo atualizado e enviar por e-mail ou entregar pessoalmente em estabelecimentos onde houver uma plaquinha de emprego. 

Seu inglês é fluente? Apesar da língua oficial do país ser o italiano, o inglês é imprescindível, especialmente dependendo da função que você for exercer. Na hora de montar o currículo, detalhe seu nível de fluência em cada idioma. Seja objetivo, mas não esqueça de incluir nenhum detalhe sobre experiência profissional e técnica, intercâmbio, ações de voluntariado e tudo mais o que for relevante. 

Ah, você também pode solicitar a validação de seu diploma, caso queira atuar em sua área de formação. 

Vamos dar um passo mais adiante? Chegou a hora de saber se você pode trabalhar na Itália sem ter sua cidadania. 

Se for permanecer no país como turista por até 90 dias, há isenção da necessidade do visto, mas, infelizmente, com o visto de turista, você não pode trabalhar na Itália. Para encontrar um bom emprego, é preciso ser um imigrante legal. A informalidade pode até atrair num primeiro momento, mas o trabalhador fica desassistido em caso de descumprimento do acordo. O problema com a lei não para por aí: multas e até deportação do estrangeiro estão entre as punições cabíveis. 

 

Vamos fazer tudo certo para trabalhar na Itália? 

Para seu conhecimento, o visto de trabalho na Itália pode ser subordinato (vínculo empregatício), autonomo (profissionais liberais ou autônomos) ou stagionale (sazonal). Para pedir o visto de trabalho enquanto ainda estiver no Brasil, a empresa empregadora emitirá um contrato de trabalho que servirá como passaporte para seu sonho. 

 

Resumindo: com sua cidadania italiana em mãos, tudo é menos burocrático. A ✨Stelletem realizado muitos sonhos de brasileiros que desejam obter sua cidadania italiana. Se esse também é o seu sonho, conte com nossa equipe.