São diversos os fatores que devem ser considerados por quem deseja migrar para outro país e as oportunidades de trabalho estão entre eles. Se você quer conhecer as profissões mais valorizadas na Itália, como anda o mercado de trabalho na Itália ou quais profissões são mais bem pagas na Itália, fique conosco, pois esse conteúdo trará informações relevantes. Vamos conferir.
Leia também: Brasileiro pode trabalhar na Itália regularmente?
Mercado de trabalho italiano
Conseguir um emprego na Itália é uma preocupação de muitos brasileiros que desejam morar no país, afinal, nem sempre é possível viver apenas turistando – aliás, não seja surpreendido com o custo de vida na Itália.
O fato é que os profissionais mais procurados na Itália e os profissionais que recebem os maiores salários possuem nível superior, seja um diploma de graduação (diploma di laurea triennale), um diploma de mestrado (diploma di laurea magistrale) ou uma formação militar. Lembre-se da importância de validar o diploma para atuar em sua área de formação.
Estudar e se qualificar profissionalmente, seja no Brasil, na Itália ou em outro país, é um caminho que deve ser seguido. Também é necessário considerar que mesmo com um diploma, caso seja um recém-chegado ao país, você terá que acumular experiência para alcançar uma posição mais sênior (e um salário maior).
Isso não significa que você não possa viver bem caso não possua formação. Profissionais que estão atentos às questões de sustentabilidade e inovação sempre podem se destacar perante outros candidatos.
O mercado de trabalho italiano também costuma valorizar os profissionais que aplicam os conhecimentos, já que muitos candidatos possuem diplomas, mas desconhecem as práticas de sua área de atuação. A experiência é sim uma vantagem ao profissional que deseja se empregar na Itália.
Conheça as 10 profissões em alta na Itália
A lista das profissões mais valorizadas na Itália não surpreende, pois está relacionada à tecnologia na maioria dos casos. Se você possui formação e experiência nessa área, deve ficar de olho nas oportunidades.
1 – Engenheiro robótico
Necessário conhecimento nas áreas de Robótica, Automação de Processos e Programação.
2 – Engenheiro de aprendizado de máquina
Necessário dominar sistemas de inteligência artificial (IA) e possuir conhecimento em Tecnologia da Informação e software.
3 – Arquiteto de nuvem
O mercado exige conhecimento em computação em nuvem, XML e Linux para amnter o ambiente de nuvem escalável e resiliente.
4 – Engenheiro de dados
O profissional deve ter como habilidade necessária o conhecimento em Hadoop, Scala e Big Data.
5 – Gerente de sustentabilidade
Para essa profissão, é importante atuar com consultoria de gestão, serviços ambientais, renováveis e meio ambiente.
6 – Consultor de gerenciamento de dados
Exige-se grande experiência em aprendizado de máquina, ETL e Python.
7 – Analista de Recursos Humanos (RH)
O profissional deve ter foco em desenvolvimento organizacional, recrutamento e resolução de problemas.
8 – Especialista em aquisição de talentos
Diante de tantas vagas disponíveis, é importante atuar com as áreas de employer branding, recrutamento e seleção de pessoal e entrevistas.
9 – Executivo de contas de software
O profissional deve ter grande experiência na área, com mais de uma década, para promover a venda de soluções, software empresarial, computação em nuvem.
10 – Especialista em segurança cibernética
A cibersegurança envolve avaliação de vulnerabilidades, segurança de rede e segurança da informação.
Agora que você já conhece as profissões que estão em alta na Itália no momento, pode se concentrar em buscar as oportunidades de trabalho. Atualize seu currículo, faça networking e candidate-se às vagas.
Para obter seu passaporte e embarcar em uma jornada de conhecimento sobre a Itália, conte com a Stelle que transforma o sonho da cidadania italiana em realidade.