As tradições de Natal são diferentes pelo mundo, mas também apresentam pontos em comum que chamam a atenção de adultos e crianças como panetone, presépio, árvore de Natal e Papai Noel que trazem um clima todo especial. Tanto o Brasil quanto a Itália se preparam com muita alegria para esse período mágico do ano, por isso fazemos um convite para que você descubra as semelhanças e diferenças entre o Natal brasileiro e o Natal italiano.
1 – Feirinhas natalinas na Itália
Uma tradição muito presente em toda a Itália é a realização de feirinhas de Natal. Elas são realizadas de 30 de novembro a 06 de janeiro e atraem muitos turistas, por proporcionarem o clima de magia com decoração, luzes e produtos natalinos. Também é possível experimentar produtos da gastronomia local, como biscoitinhos, tortas, quentão e muito mais. Bolzano é considerada a feirinha mais antiga da Itália e vale a pena conhecer o Centro Histórico da capital de Alto Ádige. As feirinhas de Natal em Nápoles também são muito movimentadas. No Brasil, não temos esse costume de promover as feiras na época de Natal.
2 – Árvore de Natal 🎄
Enquanto no Brasil as árvores de Natal podem ser montadas em qualquer dia (e cada vez mais cedo!), os italianos são mais rigorosos. É costume que a montagem da árvore de Natal – que é um pinheiro com seus enfeites, luzes, festões e pacotes de presente embaixo – seja feita em 08 de dezembro (Dia de Imaculada Conceição). A desmontagem é um consenso entre os dois países: 06 de janeiro (Dia de Reis).
3 – Presépio italiano
O presépio é um símbolo italiano até mais tradicional que a árvore de Natal. São Francisco de Assis montou o primeiro presépio em 1223 como maneira de representar o nascimento de Jesus e desde então a população adotou o costume. No país, muitas famílias constroem seus próprios presépios e lojas de artesanato perpetuam a arte por gerações.
No Brasil, a tradição foi trazida pelos imigrantes italianos, mas atualmente são poucas as famílias que se unem diante da montagem do presépio. Algumas igrejas católicas costumam realizar exposições dos presépios feitos em diversos materiais que encantam os visitantes com ricos detalhes.
4 – Panetone
Falar da Itália e não falar das delícias gastronômicas é um erro! Pois bem, o panetone na Itália é um pouco diferente do Brasil. O “pão Toni” ou panetone, veio da Itália e é uma mistura de farinha, ovos, açúcar, passas e frutas cristalizadas que após sua fermentação, é assado. Bom, pelo menos no Brasil é assim, pois há controvérsias.
Italianos defendem que o panetone tradicional é feito apenas com água morna, farinha, fermento, manteiga e ovos, além de uma fermentação lenta que cria os furinhos. Os italianos também possuem o pandoro que é um panetone com cobertura de açúcar, sem as frutas cristalizadas ou recheio.
Os panetones na Itália se mantêm mais conservadores quanto ao uso de frutas cítricas, gotas de chocolate e limoncello para dar aquele toque especial. Já no Brasil, eles são recheados para agradar a todos os tipos de paladares, de doce de leite a coco, sem falar nos trufados.
Curiosidade bônus: Papai Noel 🎅
No Brasil o bom velhinho é aquele tradicional senhor com roupas vermelhas e barba branca comprida que as crianças amam e chamam de Papai Noel. Na Itália a figura natalina se chama Babbo Natale e também entrega os presentes entre os dias 24 e 25 de dezembro, mas não para por aí, pois existem outros personagens alusivos à época.
Santa Lucia costuma aparecer nos dias 12 e 13 de dezembro. Já San Nicola entre os dias 5 e 6 de dezembro. Em 6 de janeiro, dia dell’Epifania, a bruxa Befana é quem faz as entregas dos presentes para as crianças que se comportam. Aquelas que aprontam demais recebem apenas um pedaço de carvão.
Independente das diferenças, viver a experiência do Natal na Itália é algo que você deve incluir em seus planos. Se já estiver com a cidadania italiana em mãos, será muito mais simples. Conte com a ✨Stelle Cittadinanza Italiana✨ para deixar o sonho da Cidadania Italiana mais perto de você. Fale com nossa equipe!