Top 5 curiosidades da Itália que vão te surpreender

Viajar a outro país para morar, fazer intercâmbio ou apenas visitar é descobrir um mundo de curiosidades, seja diante das similaridades com a sua cultura ou diferenças que tornam aquele local único. Você está preparado para mergulhar nas curiosidades sobre a Itália e conhecer mais sobre este país tão especial?

 

SPOILER: são grandes as chances de se apaixonar ainda mais e querer sua cidadania italiana o quanto antes – não deixe o item 2 te assustar.

 

Embarque com a ✨Stelle✨ nesta jornada e compartilhe conosco qual curiosidade mais te surpreendeu.

 

1 – Primeiro país da Europa a usar o garfo por causa do macarrão

Você já imaginou como era possível comer macarrão sem se lambuzar antes da invenção do garfo? Então, este foi um dos motivos pelos quais a Itália foi o primeiro país da Europa a utilizar o utensílio.

 

Enrolar os longos fios de espaguete com molho em um garfo tornou as refeições mais simples (e higiênicas). Ser bom de garfo virou uma expressão que representa o quanto as pessoas gostam de comer e a Itália tem muitas delícias a serem apreciadas.

 

2 – Não tem iFood na Itália

Calma. Se você ama um delivery, outras opções estão disponíveis, afinal, você não deixaria de visitar ou morar na Itália só por esse detalhe, né? MyMenu, Uber Eats, JustEat, Deliveroo, Glovo e outros fazem muito bem este serviço, ou seja, é possível saborear uma autêntica pizza italiana sem sair de casa (embora a experiência de estar em um restaurante local seja encantadora). Aliás, uma das questões que nos une é a gastronomia. Este assunto dá água na boca.

 

3 – É um dos países que mais tem Patrimônios Mundiais da UNESCO

A Itália é o país com a maior quantidade de Patrimônios Mundiais da UNESCO, atualmente empatada com a China. O primeiro sítio italiano reconhecido pela UNESCO em 1979 foi a Arte Rupestre do Vale Camonica, na província de Bréscia. A quantidade de petroglifos catalogados, desde a descoberta, só aumenta.

 

Entre os patrimônios italianos também estão a cidade de Verona, Assis e a Basílica de São Francisco, o Jardim Botânico de Pádua, o Castelo del Monte em Andria, e a Costa Amalfitana. Seu roteiro de viagem com locais incríveis para visitar na Itália está aumentando, né?

 

4 – Qual o número de azar dos italianos?

Para os brasileiros, o número 13 é símbolo de azar. Em países asiáticos como China, Japão e Coreia, o número 4 é evitado. Já na Itália, o número de azar é o 17. A explicação está em sua representação em algarismos romanos “XVII”. Ao ser reorganizado, formaria VIXI que significa “eu vivi”, ou seja, simboliza a morte. Então, evite falar com os italianos sobre este número, pois ele carrega como estigma a má sorte.

 

5 – É o país com maior número de vulcões da Europa

Vira e mexe as imagens de vulcões em erupção na Itália roubam a cena nos noticiários mundiais. As imagens são impactantes e causam muita curiosidade. Aliás, recentemente o vulcão Etna, o mais alto e mais ativo da Europa, atirou lava e cinzas sobre a ilha mediterrânea da Sicília. Assista aqui.

 

A explicação para o vulcanismo na Itália está ligada ao processo geológico de convergência entre a placa tectônica euro-asiática e a africana.  Alguns vulcões já estão extintos (última erupção ocorrida há mais de 10 mil anos) como o Salkina, Vulscini, Roccamonfina, entre outros. Já outros, estão apenas adormecidos, como é o caso do Colli Albani, Vesúvio, Pantelleria e mais.

 

Os vulcões ativos são os que entraram em erupção nos últimos anos, como o Etna e o Stromboli. Também temos na Itália alguns vulcões submarinos (ativos e extintos), localizados nas áreas submersas do Mar Tirreno e do Canal da Sicília. São eles: Marsili, Vavilov, Glauco, Enarete e outros.

 

Bom, não falamos que seria um mergulho nas curiosidades da Itália? Realmente foi um conteúdo aprofundado para que você se prepare para viver em terras italianas. Torne o processo de cidadania italiana menos burocrático com quem entende do assunto e concentre-se em conhecer as maravilhas deste país.