Para quem deseja obter a cidadania italiana em 2022, algumas questões rondam os pensamentos e causam insegurança, já que a pandemia de Covid-19 e suas variantes Delta e Ômicron fortalecem essa atmosfera. Visando tranquilizar e orientar os que planejam se tornar cidadãos italianos, a Stelle trouxe as 3 principais dúvidas de 2022 sobre cidadania italiana.
1 – Posso ir para a Itália reconhecer minha cidadania italiana via administrativa?
As regras para ingresso nos países têm mudado constantemente. Algumas nações aceitam a entrada de turistas do Brasil totalmente vacinados. Outras, fazem restrições à Coronavac.
Na Itália, no começo de 2022* (consulte as informações no momento da leitura desse texto para identificar a situação atual), apenas a entrada de pessoas que se encaixam em certas exceções, como cidadãos do país ou de outro membro da União Europeia, eram permitidas.
O alerta segue para turistas brasileiros que, mesmo totalmente vacinados, ao desembarcarem nas nações com fronteiras reabertas, possam ser impedidos de transitar por outros países da União Europeia.
Dito isso, reforçamos que tudo dependerá da época e da situação da pandemia, já que as restrições são divulgadas de acordo com a incidência do Coronavírus e circulação de novas variantes.
A Stelle tem mantido uma atualização diária sobre o momento em que a Itália se encontra, visando oferecer informações completas aos assessorados. De qualquer maneira, não podemos dispensar o reconhecimento da cidadania italiana via administrativa, ok? É uma possibilidade a ser considerada.
2 – Com a grande naturalização, ainda poderei me reconhecer cidadão italiano?
A grande naturalização é uma tema que está tão em alta e que, por si só, gera tantas dúvidas que escrevemos tudo sobre o assunto em um blogpost que você confere clicando aqui.
Para quem busca uma informação rápida, adiantamos que sim, mesmo através da grande naturalização você pode ser reconhecido como um cidadão italiano. Uma assessoria completa facilita o trâmite que exige ainda mais know how.
“Como a grande naturalização é um tema recente para o sistema jurídico italiano e sem uma interpretação de comum acordo, especialistas encontram-se em discussão, o que abre precedentes para negar ou autorizar a dupla cidadania”
Trecho do blogpost da Stelle esclarecendo o assunto da grande naturalização
Novamente, a Stelle está de olho em tudo o que acontece para trazer aos assessorados as notícias mais recentes que esclarecem diversas situações, sem dificultar o processo de obtenção da cidadania italiana.
3 – A cidadania italiana via tribunal ainda é o meio mais recomendado?
Sim. Na maioria dos casos e diante dos benefícios apresentados, a cidadania italiana via tribunal tem se mostrado a mais recomendada.
Entre as vantagens está o menor custo envolvido, visto que não há a necessidade de uma viagem até a Itália para reconhecimento da cidadania. Através de um acompanhamento especializado e seguro online, especialmente em tempos de pandemia, você pode dar sequência ao seu plano e obter a cidadania italiana de forma mais rápida do que via administrativa.
Faça de 2022 o seu ano e conte com a Stelle para obter seu passaporte para a cidadania italiana.